Publicado por: Advance | 10/11/2010

Aprenda a limpar seu PC.

Cuidar do seu computador é uma tarefa importante que colabora para mantê-lo funcionando por muito mais tempo. Por isso, a limpeza do gabinete e dos periféricos deve ser realizada regularmente, assim como o backup, a cópia de segurança de seus arquivos mais importantes, para poder recuperá-los caso ocorra algum problema com seu micro.

Para uma limpeza geral do computador, é essencial ter uma flanela. “Ela deve estar seca ou, no máximo, umedecida com água”, explica Rodnei Kojima, diretor de serviços de TI e Telecom da Computeasy. “Não é indicado utilizar nenhum produto que possua alvejante em sua composição, pois esse químico pode estragar os materiais plásticos do aparelho.”

Líquidos em excesso podem escorrer e molhar as partes internas do PC. Caso entrem em contato com os circuitos, danificam todo o sistema. “Qualquer tipo de líquido que entre em contato com a placa-mãe, por exemplo, certamente vai estragá-la “, afirma Kojima.

Na limpeza do teclado, onde a sujeira fica acumulada entre as frestas do periférico, o melhor é utilizar um miniaspirador. “As pessoas cometem um grande erro quando utilizam ar comprimido para limpar a sujeira de um teclado”, explica José Antônio Ramalho, colunista da Folha. “Desse modo, toda a sujeira é empurrada para dentro dos conectores, prejudicando o funcionamento.”

Já a parte interna do mouse pode ser limpa com um cotonete levemente umedecido.

É preciso ter cuidados de sobra com a higiene de um monitor LCD. O ideal é utilizar um algodão ou uma flanela umedecida com água ou com um produto de limpeza específico para o aparelho. “Um cuidado muito importante na hora de limpar o LCD é não apertar com força a tela. Caso contrário, o monitor pode quebrar”, diz Ramalho.

Segurança dos arquivos

“O backup não é realizado por um grande número de pessoas porque elas ainda não perderam arquivos de extrema importância para sua vida ou para seu trabalho”, afirma Ramalho.

Mas, assim como fazer a limpeza da máquina, é importante ter uma cópia de segurança atualizada de seus arquivos. Ela pode ser feita em um pendrive, em um disco rígido externo ou em um DVD gravável –alguns dos meios mais seguros para o armazenamento.

“Um pendrive é indicado para quem utiliza arquivos pequenos, como textos e planilhas. Já para quem quer ter uma cópia de suas fotos e vídeos, um DVD gravável é indicado”, diz Rodnei Kojima.

Não existe problema em utilizar uma mídia regravável, mas é necessário estar atento na hora de reutilizá-la para não perder os arquivos gravados anteriormente.

Fonte: uol.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: